Atendimento
27 3331-8500

Direito


O curso tem por objetivo:

Contribuir para a formação de profissionais com perfil técnico-jurídico generalista, humanista e ético, capaz de: a) analisar o fenômeno jurídico e o identificar; b) prevenir e buscar soluções para os problemas jurídicos do seu tempo e espaço, de maneira crítica, responsável e criativa; c) Atuar comprometido com a cidadania e a justiça, promovendo a existência de uma sociedade justa, igualitária, pacífica, solidária e ética.

Em consonância com a Resolução CNE/CES N° 9/2004, o curso de Direito possibilitará a formação de um profissional que revele, ao menos, as seguintes habilidades e competências:

  I.leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas;
  II.interpretação e aplicação do Direito;
  III.pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito;
  IV.adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
  V.correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
  VI.utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;
  VII.julgamento e tomada de decisões; e,
  VIII.domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito.

Área de Atuação:

O curso de Direito é uma das graduações mais tradicionais no mundo e, no Brasil existe desde 1827. Hoje, dentre os campos de atuação do profissional de Direito, merecem destaque, o exercício da advocacia, o exercício do magistério e o exercício de diferentes carreiras jurídicas.

Na carreira da advocacia, são inúmeras as áreas de atuação profissional, dentre outras: civil, penal, trabalhista, tributária, comercial, ambiental, internacional e previdenciária. No magistério o profissional poderá atuar no ensino superior publico, mediante concurso, e no ensino privado em diferentes ramos jurídicos. Já na carreira jurídica, o bacharel em direito poderá, preenchidos alguns requisitos legais, prestar concurso público e se tornar: Defensor público, Promotor de Justiça, Juiz de Direito, Procurador, Delegado da Polícia Federal e Delegado da Polícia Civil, dentre outros.