Atendimento
27 3331-8500

Serviço Social


O Curso de Serviço Social da Faculdade Católica tem em sua proposta pedagógica a formação de um profissional generalista, crítico e reflexivo capaz de identificar  as demandas sociais presentes no contexto atual que exige do profissional competência bastante abrangente, sobretudo para compreender e dar respostas às complexas expressões da Questão Social.
 
Nosso projeto de formação profissional está fundamentado na legislação vigente e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Serviço Social, aprovadas em 08/11/1996 e baseia-se na concepção do aluno como sujeito da aprendizagem, sendo estimulado o protagonismo no desenvolvimento das atividades acadêmicas, tanto no processo de formação profissional quanto pessoal.
 
Contribuindo com o desenvolvimento de profissionais capazes de intervir na realidade, com postura ética e política, visando à transformação social baseado nos ideais de justiça social, equidade, liberdade e igualdade.
 
 
Objetivo Geral
 
Habilitar profissionais, assistentes sociais, com sólidos conhecimentos teórico-metodológico, técnico-operativo e ético-político que possibilitem a compreensão do dinamismo real da sociedade, bem como a efetivação de respostas eficazes às necessidades sociais, dentro dos preceitos dos direitos humanos, da equidade, da ética, da liberdade, da igualdade e da justiça social.
 
 
Objetivos Específicos
 
·         Buscar a articulação dinâmica entre ensino, pesquisa e extensão na formação do profissional;
 
·         Procurar estabelecer a unidade no processo ensino-aprendizagem por meio de uma relação democrática e construtiva entre professor e aluno;
 
·         Estimular o posicionamento ético-político diante dos desafios e exigências da profissão e segundo os preceitos do código de ética profissional;
 
·         Contribuir para a formação de profissionais habilitados ao reconhecimento de seu espaço ocupacional no desenvolvimento da sociedade capixaba;
 
·         Utilizar a pesquisa científica e os estudos investigativos como forma de alimentar a formação de uma práxis profissional;
 
·         Estimular a participação em sociedades científicas, organizações da categoria profissional, movimentos sociais, entre outros espaços de defesa de direitos.
 
 
Áreas de atuação
 
O mercado de trabalho para assistentes sociais vem se ampliando nos últimos anos no Brasil com a ampliação e descentralização das políticas públicas no país. O profissional de Serviço Social possui um amplo mercado de trabalho que inclui união, estados e municípios, poder judiciário - vara da infância e juventude/família, Ministério Público, Defensoria Pública, Terceiro Setor, empresas entre outros espaços socioocupacionais.
 
Além disso, é possível trabalhar em diferentes áreas de intervenção como: defesa civil, habitação, criança e adolescente, idoso, assistência social, saúde, sistema prisional, assessoria, consultoria, meio ambiente e magistério superior. A formação em Serviço Social possibilita uma diversidade de espaços para atuação profissional.