Atendimento
27 3331-8500

Tecnologia em Redes de Computadores


Missão do Curso

Formar cidadãos e profissionais comprometidos com a vida e a transformação social, capazes de projetar e administrar redes de computadores, configurar e administrar serviços de rede, contribuindo para o incremento da produtividade e a melhoria da qualidade nas organizações usuárias e provedoras de serviços de rede, e para o desenvolvimento regional e da sociedade em geral por meio das inovações tecnológicas.

Objetivos do Curso
 
Geral

Formar um profissional apto a propor e criar soluções inovadoras, identificadas com as tendências de mercado em todas as etapas de construção de uma rede, envolvendo o projeto lógico e físico; instalação e configuração de equipamentos, sistemas operacionais e serviços; interconexão de redes heterogêneas; gerência; segurança; e análise de desempenho de redes locais e de longa distância.
 
Específicos

- Projetar infraestrutura de redes; 
- Instalar, configurar e administrar sistemas operacionais e serviços de redes; 
- Administrar e gerenciar redes LANs, MANs, WANs e VPN’s; 
- Dimensionar o uso de equipamentos de redes; 
- Implantar e desenvolver políticas de segurança; 
- Atuar em atividades éticas e empreendedoras na área de redes de computadores; 
- Avaliar sistemas de redes de computadores;
- Configurar acesso e disponibilidade para Internet e Intranet, roteadores e provedores; 
- Entender a importância do aprendizado contínuo para acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade em âmbito global; 
- Proporcionar aos alunos aulas teóricas, práticas em laboratórios, visitas técnicas, estudos de casos, simulações, participação em seminários, eventos, conferências.
 
 
Atribuições no Mercado de Trabalho

O campo de atuação profissional do Tecnólogo em Redes de Computadores é amplo e diversificado, emergente e crescente, além de estar em transformação contínua. O profissional deverá desenvolver sua habilidade para resolver problemas e enfrentar situações de imprevisibilidade, incerteza e instabilidade, usando raciocínio lógico, crítico e analítico para operar e expressar-se de maneira crítica diante das diferentes conjunturas organizacionais e sociais.
 
O Tecnólogo em Redes de Computadores é o profissional capaz de construir uma rede de computadores, desde a Infraestrutura até Serviços, envolvendo projeto lógico e físico, instalação e configuração de sistemas operacionais e interconexão de redes heterogêneas. Gerenciar, analisar o desempenho e implantar políticas de segurança para redes são também áreas de atuação deste profissional.
 
Além disso, o egresso estará apto a desenvolver aplicativos para redes de computadores, de forma diferenciada no mercado de trabalho regional; também estará apto a prestar serviços como consultor ou assessor na área de computação, com foco em Redes de Computadores ou empreendendo seu próprio negócio.
 
A meta é preparar um profissional com habilidades para o trabalho em equipe, de forma colaborativa, uma vez que seu desenvolvimento exige coordenação e participação em projetos envolvendo profissionais de outras áreas além de uma visão do ambiente empresarial.