6ºAct Bio: Biologia e Saúde

01/08/2017 - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Nos dias 17 e 18 de agosto, o curso de Ciências Biológicas irá realizar o 6ª ActBio com o tema: Biologia e Saúde. O objetivo do evento é promover um espaço de discussões para estudantes de diversas áreas de Ciências Biológicas.  Por meio de minicursos e palestras sobre diferentes campos de atuação do biólogo, como: Botânica, Zoologia, Genética, Docência.

Segundo o coordenador do curso de Ciências Biológicas, Danilo Camargo, “a ideia é oferecer uma diversidade de temas de modo que o aluno possa escolher quais minicursos gostaria de participar de acordo com suas afinidades acadêmicas”.

“Essa é uma ótima oportunidade para os acadêmicos estudarem conteúdos da Biologia de forma mais aplicada e específica, além de fortalecer as relações acadêmicas entre profissionais do estado”, afirmou Danilo.

Todos que tiverem interesse podem participar.

COMO FUNCIONA AS INSCRIÇÕES:

O valor para participar de todas as palestras é único: R$ 15,00

O valor de cada minicurso é R$ 15,00 limitando-se a 2 minicursos (1 por dia).

INSCRIÇÕES AQUI

Abaixo a programação completa (ou clique aqui para baixar o PDF):

Veja o Currículo dos nossos Palestrantes:

Tema: Exploração Ambiental e Doenças Emergentes (Quinta-feira: 19h às 20h20)

Crispim Cerutti Junior - Médico, com graduação pela Universidade Federal do Espírito Santo.  Doutor e mestre em Doenças Infecciosas pelo Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da USP. Suas principais linhas de pesquisa são em malária residual de Sistemas de Mata Atlântica, Dengue e Febre Maculosa. Atualmente, é professor de ensino superior, ministrando disciplinas para o curso de Graduação em Medicina da UFES, onde está vinculado ao Departamento de Medicina Social.  Também atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas da UFES.

Tema: Epidemiologia Molecular (Quinta-feira: 8h às 9h20 e 20h40 às 22h)

Fabíola Karla Corrêa Ribeiro- Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995), mestrado e doutorado em Doenças Infecciosas pelo Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Doenças Infecciosas, com ênfase em Tuberculose, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico, epidemiologia molecular e ensaios clínicos. Atualmente é bióloga do Laboratório Central (LACEN) da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo.

Tema: Diagnóstico e Monitoramento de Pacientes Infectados pelo HIV. (Sexta-feira: 9h40 às 11h e 19h às 20h20)

Renan Vasconcelos Santos- Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo e mestre em Biotecnologia pela mesma universidade. Biólogo do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (LACEN-ES), onde atua no setor de monitoramento de pacientes HIV positivos. Presidente da Comissão de Coleta Seletiva e Consumo Sustentável da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e membro da Comissão Interna de Biossegurança do LACEN-ES. Instrutor de temas como Biossegurança Laboratorial e Gerenciamento de Resíduos. Tem especial interesse em assuntos ligados à Sustentabilidade, Economia Circular, Empreendedorismo e Inovação.

Tema: Laboratório de Reprodução Humana: Atualidades e Perspectivas (Sexta-feira às 20h40)

Irineu Degasperi -Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992). Atualmente é diretor do laboratório de embriologia da Unifert - Centro Avançado de Reprodução Humana. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Embriologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fertilização in vitro, cultura e criopreservação de gametas e embriões.

Tema: Detecção Molecular do Vírus da Influenza no Brasil e seu papel na Vigilância Epidemiológica  (Sexta-feira: 8h às 9h20)

Lucas Alves Vianna- Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo e Mestre em Biologia Animal pelo Programa de Pós Graduação em Biologia Animal da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em sistemática molecular, filogeografia e genética de populações. Atualmente trabalha no Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (LACEN), no setor de Biologia Molecular, realizando diagnóstico dos vírus da Influenza, Zika, Chikungunya, Dengue e Febre Amarela pela técnica de RT-qPCR.''

Tema: Epigenética Aplicada à Saúde Humana (Quinta-feira: 9h40 às 11h)

Melissa de Freitas Cordeiro Silva – Bióloga, com graduação pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestrado em Ciências Biológicas (AC: Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, doutorado em Biotecnologia (AC: Biotecnologia em Saúde) pela Rede Nordeste de Biotecnologia. Atualmente é docente no Centro Universitário Católico de Vitória. Tem experiência na área de Genética e Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: polimorfismos gênicos, metilação do DNA, alterações genéticas e epigenéticas em doenças humanas.