Formatura Nossa Bolsa – é tempo de festejar!

21/12/2017 - Institucional

Mais um dia de comemoração para nós, da Católica de Vitória – Centro Universitário. Pudemos celebrar, juntos, na última terça-feira, a formatura dos alunos beneficiados pelo Programa Nossa Bolsa, uma parceria entre o Governo do Estado do Espírito Santo com Instituições de Ensino Superior particulares capixabas.

Desde 2006 a Católica de Vitória oferece o benefício do Nossa Bolsa, com bolsas de 50% a 100%, para a comunidade, e se orgulha muito de todas as pessoas que por aqui passaram e concluíram seus estudos. Aproximadamente 870 alunos já se beneficiaram do Nossa Bolsa na Católica de Vitória, e para 2018 a expectativa é de abrir mais 122 novas bolsas de estudo, distribuídas em 12 cursos (além das renovações dos já bolsistas do Centro Universitário).

A partir de uma indicação do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do ES (Sinepe-ES), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do ES (Fapes) faz o convite às instituições e negocia individualmente com cada uma a quantidade de bolsas que irão disponibilizar e seus respectivos descontos.

“O Nossa Bolsa é uma das iniciativas de grande destaque do Governo do Estado. A Católica de Vitória fazer parte desse projeto é apenas uma das contribuições que nós, salesianos, temos o dever de fazer pela comunidade. Isso porque ele (o projeto) muito nos lembra o Sistema Preventivo, criado e apresentado a nós por Dom Bosco, e que se identifica com o espírito salesiano. Ele é ao mesmo tempo: pedagogia e pastoral”, salienta o Reitor Cledson Rodrigues.

Carlos Eduardo Vieira, um dos formandos deste semestre no curso de Sistemas de Informação, pelo Nossa Bolsa na Católica de Vitória, garante que o processo para conseguir o benefício da bolsa estudantil foi tranquilo e sem complicações. “Graças a Deus nunca tive problema como bolsista, nem nenhuma reclamação por parte da faculdade sobre atraso de mensalidade, nem nada. Além de que todos da comunidade da Católica sempre foram muito atenciosos, marcando eventos sobre o funcionamento da bolsa e benefícios”, explicou Carlos.

E o espírito salesiano de pastoral e “amorvolência”, como disse Dom Bosco, também deixou sua marca na trajetória de Carlos pela vida acadêmica aqui na Católica. “Para pessoas como eu, com baixa renda, o diploma do ensino superior é um sonho. A oportunidade que o Estado oferece através do Nosso Bolsa proporciona a realização desse sonho! E poder viver isso em um Centro Universitário tão legal como a Católica de Vitória também fez parte desse sonho, né? ”, disse o egresso.

“Minha família também ficou muito feliz pela oportunidade. Eu fui o primeiro da família a conseguir me formar, a entrar num curso superior. De uma forma geral foi uma experiência muito positiva, todos ficaram muito realizados e sempre me deram apoio durante os períodos, tudo que era necessário durante a graduação e estava ao alcance deles”, complementou Carlos, que também registrou a oportunidade de atuar no mercado de trabalho, no próprio setor, no Centro Universitário.

“Nunca teve distinção entre bolsistas e não-bolsistas. Sempre fomos Católica de Vitória, de maneira única”, finalizou.

O Programa Nossa Bolsa, do Governo do Estado do Espírito Santo, concede bolsas de estudo ao estudante comprovadamente sem condição de custear seus estudos, que, atendendo os requisitos de escolaridade e renda seja aprovado em edital de seleção. Criado em 2006, o Programa Nossa Bolsa foi ampliado para beneficiar ainda muito mais os alunos da rede pública.

Mais de 1,4 mil bolsas de estudo serão disponibilizadas para o próximo ano letivo pelo programa Nossa Bolsa, do Governo do Espírito Santo. Agora, além de cursos de graduação presenciais, também passam a integrar o programa graduação à distância, iniciação científica e mestrado. Saiba mais clicando aqui: http://www.nossabolsa.es.gov.br/