XIV Semana de Enfermagem

03/05/2018 - Enfermagem

Entre os dias 16 e 18 de maio, será realizada a XIV Semana de Enfermagem em comemoração ao Dia do Enfermeiro. Em consonância com a 79ª Semana Nacional da Enfermagem, o tema proposto foi “A centralidade da Enfermagem na arte do cuidar”. O objetivo do evento é discutir o que a assistência e o cuidado para Enfermagem na sociedade atual, reforçando a saúde como direito do cidadão e dever do Estado. Participe!

Um pouco da história

A Semana Brasileira de Enfermagem, celebrada anualmente pela Associação Brasileira de Enfermagem, foi instituída em 1940, pela Escola de Enfermagem Nery, tendo como idealizadora a sua então Diretora Laís Netto dos Reys. O início da semana se dá em 12 de maio para celebrar o nascimento de Florence Nightingale, em 1820, e o seu término em 20 de maio, para rememorar o falecimento de Anna Nery, em 1880. No dia 12 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Enfermeira. No Brasil, o dia foi instituído em 1938 pelo Presidente Getúlio Vargas. Em 12 de maio de 1960, o Presidente Juscelino Kubitschek assinou o Decreto 48.202, oficializando a “Semana da Enfermagem”.