Católica de Vitória - Centro Universitário
Atendimento
27 3331-8500

7ª Semana da Diversidade
07/06/2016 - Institucional









Entre os dias 30 de maio e 3 de junho, foi realizada a 7ª Semana da Diversidade da Católica que abordou o tema ‘Meio ambiente: direito de todas e todos. Lugar comum’. O evento discutiu sobre o acidente da mineradora Samarco em Mariana, a poluição do ar em Vitória, a Encíclica Papal e o colóquio feminista.

O objetivo do evento foi debater sobre as diversidades étnicas, raciais, religiosas e culturais existentes na sociedade e o respeito do direito humano. Na manhã de terça-feira, dia 1 de junho, foi realizado o 1º Colóquio Feminista da Católica. O evento teve o objetivo de promover o empoderamento feminino e ‘sororidade’, um pacto entre mulheres para desenvolver o sentimento de irmandade, união e companheirismo.

Encenações teatrais, músicas, literatura de Cordel e poesia foram utilizados como recursos para promoção das reflexões acerca do papel da mulher na sociedade. Além disso, foi criada a hashtag #feministasfcs para a rede social.
O movimento também realizou uma intervenção urbana e distribuiu diversos cartazes com frases de empoderamento feminino pelo pátio da Faculdade.

Outra discussão foi sobre a preservação do meio ambiente e os impactos do desastre ambiental provocado pela queda da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, em Mariana- MG. As palestras e mesas-redondas foram ministradas pelos especialistas Eric Freitas Mazzei, Eraylton Moreschi Júnior e Suderlan Tozo Binda.

 Ao longo de toda a semana, os alunos do grupo de Extensão Andanças apresentaram fragmentos do Espetáculo “DiVersos”, criado em 2015. Segundo a professora Danúbia Aires, “queremos sensibilizar através das produções desenvolvidas, para uma leitura crítica de questões que atravessam o corpo, a sexualidade, os estereótipos, o meio ambiente, bem como, as diferentes formas de discriminação e preconceito constantemente vivenciados em nossa sociedade”.