Curso de Arquitetura da Católica de Vitória é o melhor do ES
18/01/2019 - Arquitetura e Urbanismo

Curso de Arquitetura da Católica de Vitória é o melhor do Espírito Santo e o está entre os melhores do país, de acordo com o MEC

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica de Vitória Centro Universitário é melhor do Espírito Santo e o sétimo melhor do Brasil. A informação foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) por meio de um ranking com as melhores e piores graduações nacionais de acordo com as notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC). A Católica de Vitória é a única instituição de ensino superior capixaba a se destacar na lista dos melhores cursos.

Para divulgar o ranking, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) considerou cursos de bacharelado e licenciaturas em Ciências Exatas e cursos superiores de tecnologia em Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial – nos quais se enquadra, segundo o MEC, o curso de Arquitetura.

O CPC é obtido a partir do desempenho dos estudantes Enade, além da avaliação do corpo docente no Censo da Educação Superior, o indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e dados obtidos com o Questionário do Estudante, que busca avaliar a infraestrutura e instalações físicas, organização didático-pedagógica e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

Além do Conceito Preliminar de Curso, as instituições de ensino também foram avaliadas segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), que considera a média ponderada das notas de cursos de graduação, mestrado e doutorado. Universidades cujos estudantes não participam do Enade não são consideradas pelo ranking.

Reconhecimento

O reitor da Católica de Vitória, Cledson Rodrigues, comemora a conquista e destaca o comprometimento da instituição com a educação de qualidade. “Essa conquista é fruto da dedicação e da formação de nossos egressos e de um projeto pedagógico de excelência, que conta com educadores altamente qualificados, comprometidos com a proposta de nossa instituição e apaixonados pela educação. Temos o compromisso em oferecer um ensino de qualidade que oportuniza uma formação integral aos alunos que escolheram a Católica de Vitória”.

Para o professor e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Pedro Canal, o resultado destaca a dedicação e o envolvimento da comunidade educativa do Centro Universitário. “Esse é o reconhecimento de um trabalho realizado com muito empenho pelos docentes e discentes da Católica de Vitória. Sinto-me extremamente orgulhoso por ajudar a promover a formação de profissionais éticos, competentes e comprometidos com a transformação social, assim como nos ensinamentos de Dom Bosco”, afirmou.

Confira o ranking dos 10 melhores cursos de arquitetura do Brasil, segundo o MEC.

1º - Centro Universitário Facvest - Lages, SC

2º - Centro Universitário FBV Wyden - Recife, PE

3º - Universidade Estadual de Maringá - Maringá, PR

4º - Centro Universitário da Grande Dourados - Dourados, MS