Crianças aprendem sobre hábitos alimentares saudáveis
26/08/2015 - Nutrição

Na tarde desta quarta-feira (26), alunos de várias escolas da Rede Municipal de Ensino participaram do oficina ‘Vida Saudável’ realizada no Laboratório de Dietética da Faculdade Católica Salesiana. O objetivo foi produzir duas receitas saudáveis com aproveitamento integral dos alimentos, além de aprender sobre hábitos alimentares saudáveis.

Segundo a nutricionista e coordenadora da Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar, Márcia Cristina Moreira Pinto, é muito bom termos alunos preocupados com a saúde e a alimentação. “Este é o momento que conscientizaremos nossas crianças sobre a quantidade de sódio, gordura e açúcares encontrados nos alimentos industrializados. Eles serão propagadores de uma alimentação mais saudável para a família”.

Na oficina, os alunos visualizaram a quantidade de sódio, açúcar e gordura encontrados nos alimentos que são consumidos com frequência pelas crianças como: achocolatado, chips, nuggets, refrigerantes, sucos de caixinha, macarrão instantâneo, batata frita, biscoitos recheados, entre outros. E também preparam um suco de limão com couve e geleia de beterraba. Para Juliano Andrade, 10 anos, aprender sobre alimentos saudáveis é importante. “Eu gosto de aprender sobre hábitos alimentares saudáveis. Na minha escola eu aprendi como o sal, o açúcar e a gordura são ruins para saúde”.

A atividade faz parte do Seminário Mobilização Estudantil de Vitória, e aproveitou a oportunidade para conscientizar sobre a valorização das merendeiras escolares, uma profissão importante para o funcionamento das escolas públicas. Esta é uma parceria da Faculdade com a Prefeitura Municipal de Vitória, por meio do Estágio Social.