Aluno de Direito é eleito Representante Discente da CPA 2018
27/03/2018 - Institucional

Em 2004 foi instituída na Católica de Vitória a Comissão Própria de Avaliação – CPA, com a finalidade de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.

A criação da CPA reforçou um dos princípios do Centro Universitário, no que diz respeito ao compromisso na implantação e no aprimoramento de uma cultura de gestão participativa, com base em processos avaliativos de desempenho e resultados.

Este ano, as eleições para a composição da CPA por parte dos discentes aconteceu no mês de março. E os alunos da Católica de Vitória elegeram, com 41,7% dos votos apurados, Laércio Jorge de Souza Ramos Junior, do 5º Período de Direito.

Laércio conta que, mesmo sendo uma campanha rápida, se dedicou bastante para alcançar o resultado anunciado. “Foi muito bacana, conheci muita gente. Uma experiência de construção política pessoal muito edificante e gratificante. Falei dos meus objetivos: buscar melhorias na instituição, ser reconhecido pelos alunos, e conquistar a amizade das pessoas à frente da CPA”, contou.

Perguntado sobre sua indicação à votação, Laércio explicou: “A Profª Bethania, coordenadora do curso, sabendo do meu interesse, me indicou para a eleição de membros discentes do conselho. A eleição foi muito rápida, fiz uma semana de campanha, visitei 56 turmas aqui no Centro Universitário”.

E complementa: “Eu acredito que a Instituição tem um potencial muito grande de crescimento. Para isso, ela não pode trabalhar sozinha. Precisamos ter apoio de toda a comunidade educativa e dos alunos para conquistar isso. Essa comissão é a representação de que a Católica está no caminho certo, na busca por melhorias, e eu quero fazer parte dessa história”.

“Mudar o espaço que ocupamos, aqui, é o primeiro caminho para mudar o espaço social em que vivemos. Essa consciência de representatividade começa dentro do seu espaço para depois se expandir e causar essa transformação na sociedade. ” Laércio Jorge

O Presidente da CPA, Prof. Danilo Camargo, fala um pouco sobre as suas expectativas à frente da comissão como docente. “Quero conduzir a CPA naquilo que ela se propõe: Uma comissão que alerta a Reitoria quanto à opinião de toda a comunidade acadêmica sobre o funcionamento geral da instituição. O desafio, nessa proposta, é reforçar junto aos alunos, professores e funcionários o quanto é importante a participação na Avaliação Institucional. Ela é um instrumento muito poderoso para a Reitoria tomar decisões fundamentais para o futuro da Católica de Vitória”, disse o professor, que também é coordenador do curso de Ciências Biológicas no centro universitário.

E o professor deixa a dica: “Ao meu ver, um bom líder é aquele que consegue representar e expressar as ideias que o seu grupo possui, muitas vezes independentemente de sua própria opinião. Além disso, um quê de pró atividade sempre é bem-vinda. Por fim, um bom líder deve dar a oportunidade dos seus liderados se expressarem, coletando informações e sugestões para auxiliar no seu processo de liderança”, completa.

Foram 10 discentes indicados à coordenação da CPA, junto a Laércio. As eleições ocorreram no dia 14 de março.

Composição da Comissão Própria de Avaliação:

Prof. Danilo Camargo Santos - Coordenador da CPA;

Profa. Christiane Curi Pereira - Representante dos Coordenadores;

Profa. Elisangela Maria Marchesi - Representante dos Coordenadores;

Prof. Marcus Andrade Covre - Representante dos Docentes;

Prof. Mauricio da Silva Mattar - Representante dos Docentes;

Prof. Vicente de Paulo Colodeti - Representante dos Docentes;

Daniel Halim Sahb - Representante do Corpo Técnico-administrativo;

Gustavo Fernandes Siqueira - Representante do Corpo Técnico-administrativo;

Sebastião Delunardo- Representante do Corpo Técnico-administrativo;

Laercio Jorge de Souza Ramos Junior - Representante dos Discentes;

Mary Zanandreia dos Santos Gamarini - Representante dos Discentes;

Weliton Adriano Fiorese - Representante da Sociedade Civil.