I InfoFarma aborda o uso de medicamentos homeopáticos
28/11/2016 - Farmácia

Entre os dias 22 e 25 de novembro, foi realizada a I InfoFarma da Católica com o objetivo de orientar aos estudantes e egressos sobre as diversas áreas de atuação. O evento científico contou com a presença de pesquisadores e profissionais conhecidos no estado com alta formação e experiência na área.

O tema central das palestras foi o uso de terapias alternativas nos tratamentos e prevenção de doenças. A ideia surgiu a partir da turma de Farmácia Homeopática que aplicou um questionário na comunidade interna e observou o desconhecimento sobre o assunto. Segundo a coordenadora do curso, professora Christiane Curi, “o evento foi um sucesso! Tivemos vários retornos positivos dos alunos que afirmaram  que o evento contribuiu e muito para a formação e conhecimento das possibilidades de atuação do farmacêutico”.

”Posso afirmar que os alunos que participaram do evento saíram com uma visão mais humana do paciente. Entenderam que não somente o tratamento clássico com os medicamentos alopáticos, os vendidos em farmácias, possuem resultados benéficos. O  contato com profissionais e suas experiências positivas demonstraram uma série de possibilidades de atuação”, afirmou Christiane.

Os assuntos abordados nas palestras foram: Medicamentos fundamentados em Química Quântica; Farmácia clínica, com consulta e atendimento à população; O Farmacêutico atuando na Acupuntura; O Farmacêutico atuando na Fitoterapia; O Farmacêutico atuando no Campo da Estética; O Farmacêutico trabalhando com Medicamentos Homeopáticos e Florais e Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).

Os alunos do curso de Farmácia, que cursam a disciplina de Farmácia Homeopática, participaram do Inova Católica e apresentaram à comunidade interna sobre o uso de medicamentos homeopáticos, explicando sobre a forma de produção e sua utilização. Além disso, ministraram uma palestra para os discentes do curso de Ciências Biológicas, reforçando o uso da homeopatia até para o tratamento de animais.