Católica de Vitória - Centro Universitário
Atendimento
27 3331-8500

Projeto ajuda crianças na descoberta de hábitos alimentares
16/07/2019 - Nutrição

Ensinar sobre hábitos alimentares e possibilitar a descoberta de sabores, texturas, frutas e verduras, esse é o objetivo do Projeto de Extensão ‘Muito Além do Alimento’. Por meio de oficinas culinárias e atividades lúdicas, como teatro de fantoche e colorir, as crianças são incentivadas a conhecerem novos alimentos e aprenderem sobre alimentação saudável na prevenção de doenças, como diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade infantil.

Desenvolvido pelas acadêmicas de Nutrição da Católica de Vitória, o projeto assiste 30 crianças, entre dois e nove anos de idade, e funciona como uma rede de apoio às famílias em casos de seletividade e neofobia alimentar, sobrepeso. Os encontros, realizados quinzenalmente, contam com o envolvimento dos pais, a fim de entenderem a importância do papel da família na reeducação alimentar, e assim, ajudam no preparo de diversas receitas saudáveis, junto com os filhos provam frutas e verduras, aprendem sobre os grupos alimentares e sobre as compras dos produtos nos supermercados.

Para a acadêmica Ana Flávia Trindade, bolsista do projeto, o reflexo do hábito dos pais, atrelado ao ambiente externo, a falta de informação e o apelo da indústria impactam no consumo infantil. “A conscientização de novos hábitos alimentares pelos pais é fundamental para que eles incentivem seus filhos a consumirem novos alimentos, optem por comprar produtos menos ultra processados, frequentem mais feiras locais e tenham a experiência de cozinhar com seus filhos”, afirmou.

Para Cristiane, mãe do João Pedro (4 anos) e Pedro Otávio (2 anos), “ a forma leve como é abordado o assunto desperta o interesse nos meninos. Em casa, querem ajudar na preparação de receitas e dizem que estão me ensinando. Hoje, o João Pedro já experimenta quando oferecemos novos alimentos, já o mais tem a iniciativa de pegar frutas como banana e mexerica, descasca e come tudo.