Egressos - qualidade de ensino comprovada
02/03/2015 - Institucional

Despertar o desejo pela pesquisa auxilia a Instituição a medir o sucesso de seus egressos e a qualidade do ensino ofertado. Na Católica, os alunos são incentivados, desde o início da sua caminhada acadêmica, a participar dos editais de Iniciação e Pesquisa Científicas. Só neste começo de ano, vários egressos receberam a aprovação em programas de Mestrado tanto no Espírito Santo como em outros estados.

Segundo a egressa de Farmácia, Elisa Fraga, aprovada no mestrado da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em Ciências Fisiológicas, “a Católica possui projetos de Iniciação Científica que possibilitam ao aluno conhecimentos teóricos e práticos que, muitas vezes, são a porta de entrada para aqueles que almejam um mestrado”.

Elisa já está no mestrado.

Já Yara Justino, egressa de Psicologia da Instituição, conta que “logo nos primeiros períodos da graduação comecei a realizar monitorias acadêmicas e Iniciações Científicas, práticas que foram despertando meu interesse pelo mestrado”. Justino ainda conta que a Instituição incentiva o acadêmico na área da pesquisa, “a abertura de editais de Monitorias Acadêmicas e Iniciações Científicas em todos os semestres facilitam a submissão de projetos de pesquisa.  Os professores são acessíveis para tirar dúvidas e estimulam as práticas acadêmicas para além da sala de aula”, comenta.

Outra egressa do curso de Psicologia, Lorena David Pereira, comenta que "os aspectos positivos da Católica são as monitorias e a iniciação científica, por exemplo. Tais ações são disponibilizadas pela Instituição a todos os acadêmicos e, mais ainda, o incentivo do corpo docente. Destaco, também, os professores que sempre estão disponíveis para orientar e ajudar".

Para o Diretor Executivo, prof. Dr. Jolmar Hawerroth, “pautamos o desenvolvimento de nossos acadêmicos para uma formação integral, que perpassa às políticas de Iniciação e Pesquisa Científicas e Extensão. Os recursos institucionais propiciam sua implementação e, ainda, constituem um instrumento poderoso para a concretização de gerar e fomentar novos conhecimentos”.

Tal resultado pode ser conferido nas recentes aprovações em programas de mestrado. Veja mais egressos:

Emanuel das Chagas Sales – mestrando pelo programa de pós-graduação da UFES.

Nutrição

Diana Abreu von Borell - Mestre em Administração pela Fucape e Doutoranda em Administração na Universidade da Beira Interior, Portugal.

Mayara Abreu Von Borel - Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - UFES - 2015/1.

Adriano Vescovi - Mestrando pelo Programa de pós graduação em educação física Ufes, defesa prevista para abril.

Cleriane André - Mestre em Microbiologia Agrícola- UFV ênfase em microbiologia de alimentos
Doutorando em Microbiologia Agrícola- UFV ênfase em microbiologia de alimentos.

Ana Carolina Bonelá - Mestrado na Faculdade de Saúde Pública da USP - Programa de Nutrição em Saúde Pública.

Glenda Blaser Petarli - Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – UFES.

Nathália Miguel Teixeira Santana - Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva / UFES.

Psicologia
Yara Alves Costa Justino – mestranda pelo programa de pós-graduação em Psicologia UFES.

Lorena David Pereira - mestranda pelo programa de pós-graduação em Psicologia UFES.

Ciências Biológicas
Pâmela Ferreira Miranda – mestranda em Biologia Vegetal na UFES.

Cecília Simon da Silva – mestranda em Análises Ambientais Integradas da UNIFESP.