Católica de Vitória - Centro Universitário
Atendimento
27 3331-8500

Semana da Diversidade traz 1º Colóquio Feminista da Católica
02/06/2016 - Institucional







Na manhã de terça-feira, dia 1 de junho, foi realizado o 1º Colóquio Feminista da Católica. O evento teve o objetivo de promover o empoderamento feminino e ‘sororidade’, um pacto entre mulheres para desenvolver o sentimento de irmandade, união e companheirismo.
 
Encenações teatrais, músicas, literatura de Cordel e poesia foram utilizados como recursos para promoção das reflexões acerca do papel da mulher na sociedade. Além disso, foi criada a hashtag #feministasfcs para a rede social.
 
Segundo a professora Juliana Barroso, “um importante destaque foi o envolvimento das alunas da Instituição no planejamento, organização e execução do evento. Observamos que todo o processo foi um exercício do poder feminino”.
 
Na debate, Viviane Vaz Castro, militante do movimento feminista, fez uma reflexão sobre o movimento e suas repercussões na atualidade. Também abordou inúmeros desafios históricos relacionados ao machismo, herança de uma cultura fortemente patriarcal.
 
“A escolha pelo formato de "colóquio" foi por ter caráter de conversa e por permitir a criação de um espaço menos formal, reduzindo possíveis situações de inibição e constrangimento”, afirmou Juliana.
 
Além disso, o movimento realizou uma intervenção urbana e distribuiu diversos cartazes com frases de empoderamento feminino pelo pátio da Faculdade. A programação fez parte da 7ª Semana da Diversidade, e tem como tema ‘Meio ambiente: direito de todas e todos. Lugar comum’.