Católica de Vitória - Centro Universitário
Atendimento
27 3331-8500

PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

Revista de Extensão
Última publicação: 21-03-2018
Quantidade de Publicações: 11
Apresentação

A Católica de Vitória - Centro Universitário, ao longo da sua história, vem desenvolvendo uma série de atividades extensionistas que contemplam os seus diversos cursos.
 
Essas atividades, respeitado o carisma Salesiano, desenvolvem-se com o propósito de contribuir com a formação qualificada dos alunos para o acesso ao mercado de trabalho e para o seu responsável empenho social. A Extensão na Instituição tem como política promover o desenvolvimento e a integração social, estimulando o exercício da cidadania, a promoção da saúde e o desenvolvimento sustentável, o resgate e o desenvolvimento artístico e cultural e a promoção do intercâmbio entre a instituição e a comunidade.
 
A política de desenvolvimento e integração social possibilita a troca de conhecimentos entre a academia e a sociedade, propiciando aos alunos a vivência da práxis e à comunidade a possibilidade de obter conhecimentos e serviços especializados. Os programas educativos implementados estão de acordo com as especificidades dos cursos de graduação e as necessidades das comunidades com as quais a Instituição interage.
 
Além de instrumentalizadora do processo dialético teoria/prática, a Extensão é um trabalho interdisciplinar que favorece a visão integrada dos aspectos sociais e, em sua operacionalização, a Faculdade Católica aplica, na implantação dos programas, projetos, cursos, eventos, prestações de serviços e produção acadêmica ligada à extensão, um conjunto de princípios operacionais, entre os quais destacam-se:
 
• a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade como interação de modelos e conceitos complementares, de material analítico e de metodologias, buscando uma consistência teórica e operacional que estruture o trabalho dos colaboradores;
• a necessária e obrigatória articulação da extensão com o ensino e a pesquisa, de forma institucionalizada;
• a formação do profissional cidadão, preocupado e responsável com a qualidade de vida da sociedade e com o meio ambiente;
• a atuação social articulada aos movimentos sociais, priorizando ações que visem ao desenvolvimento da comunidade do entorno.
 
Dessa forma, esta publicação contribui para a consolidação da excelência acadêmica por meio de um adequado alinhamento entre a política, as diretrizes e as ações para o desenvolvimento da extensão e da responsabilidade social.
 
 
Profa. Marisa Marqueze
Coordenadora do Núcleo de Projeto Processos Organizacionais (NPPO)

Corpo editorial
Normas para publicação
Endereço de contato