Alunos de Nutrição encaram desafio de traçar perfil alimentar de comunidade quilombola - Unisales
  • Notícias

Aprender fora da sala de aula e aplicar o conhecimento em situações reais.  A metodologia inovadora da Católica de Vitória permite que os alunos concluam a graduação já com experiência e aptos para disputar uma vaga no mercado de trabalho.

É o que os alunos do primeiro período de Nutrição estão vivenciando, com o atendimento a uma população quilombola, em Araçatiba, município de Viana, na Grande Vitória. Eles percorrem cerca de 30,5 km para cumprir o desafio de pesquisar e identificar as características da população local e seus hábitos alimentares.

No local, uma antiga fazenda e refúgio de escravos, eles realizam visitas aos moradores, avaliam peso, altura e consumo alimentar e orientam quanto ao consumo dos alimentos de forma integral. Com base em um questionário desenvolvido em sala de aula, eles também identificam tipo de moradia, hábitos de consumo, renda familiar, escolaridade, tudo com intuito de traçar o perfil da população.

A ideia é que, a partir do diagnóstico e coleta de dados, eles possam diagnosticar os problemas locais e desenvolver diversas ações de melhoria da qualidade de vida da população, propondo intervenções nutricionais, tais como: oficinas em grupo, consultas individuais e projetos comunitários, como a criação de uma horta comunitária.

Chamada de Desafio, essa atividade integra a proposta da nova metodologia de ensino da Católica de Vitória, em que, já no início do curso, os alunos são inseridos em problemas reais, com o objetivo de propor soluções e colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, ao invés de aprenderem somente a teoria. Tudo para que o aluno saia o mais preparado possível para encarar o mundo do trabalho.