Blog da UCV

Já sabe qual carreira vai seguir? Veja nossas dicas



Quando a gente é criança, é normal se imaginar seguindo diversas profissões, parece que a gente tem afinidade com diversas áreas. Na hora de escolher qual curso seguir, algumas pessoas ficam indecisas com medo de se arrepender depois, já outras iniciam sem nem pensar no amanhã.

A verdade é que essa escolha deve ser feita com cautela, porque será decisiva para seu futuro. Por essa razão, listamos alguns fatores que você deve considerar ao escolher a profissão que vai seguir. Confira:

1) Habilidades pessoais e preferências

Quais são as suas habilidades?  Como você usa no dia a dia? Você já reparou o que as pessoas com essas habilidades fazem profissionalmente? Veja também com quais disciplinas você teve afinidade no ensino médio. Elas podem indicar as atividades que gostará de fazer no trabalho, seja na área de humanas, exatas ou biológicas,

2) Mercado de trabalho

Pesquise sobre o mercado de trabalho, converse com pessoas da área, e veja quais profissões combinam com você. Observe o mercado atual, analisando as profissões que estão em alta e as que estão em declínio.

3) Possibilidade de atuação e retorno financeiro

Algumas carreiras permitem que você trabalhe em diversas modalidades. Nelas, você poderá atuar como profissional liberal ou por meio contrato formal. Também é possível ter um negócio próprio. Avalie também se a profissão proporcionará o retorno financeiro que você deseja.

 

Categorias :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *