Que tal aprender também a ter um olhar para o social? - Unisales

Que tal aprender também a ter um olhar para o social?

O período da graduação tem potencial para ser um importante momento de praticar ações que você nunca teve a chance de desenvolver. Por exemplo, conhecer outras comunidades, participar de projetos sociais. Com esses trabalhos, é possível aprender em sala de aula e, de quebra, ganhar uma formação mais solidária e cidadã.

Algumas instituições proporcionam esse tipo de engajamento. É o caso da Católica de Vitória, que realiza o Programa de Extensão Católica na Comunidade nos bairros do entorno: Morro do Romão, Forte de São João, Morro do Cruzamento, Ilha de Santa Maria e Ilha de Monte Belo.

Desde 2015 foram mais de 20 mil atendimentos realizados por alunos de 13 cursos: arquitetura, ciências biológicas, ciências contábeis, direito, educação física, enfermagem, engenharia civil, nutrição, psicologia, serviço social, fisioterapia, farmácia e engenharia de produção.

Segundo a coordenadora pedagógica do programa, Virginia Couto, são projetos que levam os alunos a aplicarem o conhecimento adquirido em sala de aula e também proporcionam o contato com outras realidades. Ela defende que a fase universitária é fundamental para a formação humanista do indivíduo e para o desenvolvimento de líderes. “Se temos essa marca nesse período, o estudante vai levar o aprendizado para a vida toda. Ele vai saber a importância da política e também do que precisa cobrar como cidadão”, afirma.

Alguns projetos:

Arquitetura: Os alunos recuperaram com palets alguns espaços da biblioteca do Projeto Caminhando Juntos (Cajun) do Morro do Romão. Eles também construíram carrinhos de rolimã para associar ao ensino de matemática.

Engenharia Civil: Os alunos dão aulas de reforço de matemática para crianças em risco social, no Forte São João.

Fisioterapia: Os alunos fazem atendimentos à comunidade do entorno com foco em dores.

Nutrição: Atendimentos na Pastoral da Criança do Forte São João e Romão.