Blog da UCV

Você sabe quais são as áreas de atuação da engenharia de produção?



A Engenharia de produção é o ramo da engenharia que se dedica à concepção, melhoria e implementação de sistemas que envolvem pessoas, materiais, informações, equipamentos. Por isso, O engenheiro de produção encontra pela frente um caminho muito amplo devido a sua formação multidisciplinar.  Empresas de todos os portes e segmentos precisam desse profissional para otimizar processos, cortar custos, aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho. Se interessou e quer conhecer algumas das possibilidades de atuação? Veja abaixo:

Logística

Ao investir na área de logística, o engenheiro de produção assume a responsabilidade de cuidar de questões envolvendo o transporte, a movimentação, o armazenamento e o estoque de produtos e insumos. O objetivo é reduzir custos, garantir a disponibilidade de mercadorias e atender às demandas do cliente.

Qualidade

Essa área permite que o engenheiro de produção desenvolva e utilize ferramentas, tanto qualitativas quanto quantitativas, com o propósito de controlar a qualidade de processos e produtos. Isso porque é necessário garantir que o material cumpra o seu propósito e deixe o cliente satisfeito com a compra.

Trabalho

Ao seguir pela área do trabalho, o engenheiro de produção dedica-se na implementação de uma rotina que garanta a maior produtividade sem perder a qualidade. Tudo isso seguindo um rigoroso método de segurança para que a saúde e a integridade física dos trabalhadores não sejam prejudicadas, tanto em curto quanto em longo prazo.

Produto

Esse segmento envolve todas as ferramentas e processos indispensáveis ao desenvolvimento de novos produtos, partindo da concepção do item até chegar ao lançamento e à retirada dele do mercado pelo cliente. O engenheiro de produção poderá atuar também na adaptação para a melhoria de mercadorias já existentes.

Organizacional

A área organizacional é perfeita para quem sempre sonhou em ser um homem ou uma mulher de negócios. Aqui, a rotina do profissional consiste em elaborar planejamentos estratégicos, avaliações de desempenho, gestão de projetos e aplicação de inovações. Para mandar bem, é indispensável que o engenheiro de produção seja um empreendedor nato.

 

Categorias :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *