Ciências Biológicas: a profissão que estuda a vida na Terra - Unisales

Ciências Biológicas: a profissão que estuda a vida na Terra

Alguma vez na vida você já se interessou em saber como a vida na Terra surgiu? Quantas espécies de animais existem? Se preocupa com o meio ambiente? Gostava da disciplina de biologia na escola? Saiba que a área de Ciências Biológicas, a profissão que estuda os seres vivos, é bastante ampla e permite a atuação em mais de 50 campos diferentes, segundo o Conselho Federal de Biologia.

No Centro Universitário Salesiano – UniSales, os estudantes têm a opção de escolher pelo bacharelado ou licenciatura e, nas duas modalidades, são levados a praticarem o conhecimento obtido. No bacharelado atuam em empresas de consultoria ambiental, institutos de pesquisas voltados para a preservação e recuperação de espécies ameaçadas de extinção, dentre outros. Já na licenciatura, desenvolvem atividades distintas em escolas de ensino fundamental e/ou médio, da rede pública ou privada, com o objetivo de vivenciar a prática.

Sempre inovando em seu modelo de ensinar, a instituição possibilita que os acadêmicos de Ciências Biológicas utilizem impressões 3D de crânios e esqueleto de dinossauros e animais em extinção ou de difícil acesso, como a Arara Azul e rinoceronte, para compor o acervo do Museu de Zoologia. Os protótipos servem para o ensino de Ciências e divulgação científica. Com isso, comprova que o uso de tecnologias está inserido em sala de aula para tornar o aprendizado dos alunos mais interessante e dinâmico.

Para quem se interessa por essa profissão é bom saber também que ela é a base central que abrange uma série de outras áreas, como biomedicina, engenharia florestal, gestão ambiental, entre outras. E atuação desse profissional não fica restrita somente à sala de aula, agências de estudo de impacto no meio ambiente, o ecoturismo, ONGs de preservação e, até mesmo, indústrias focadas em pesquisas de desenvolvimento tecnológico e de produção, assim como nos assuntos relacionados à preservação do ambiente, são oportunidades de trabalho para o biólogo.