Fábrica de Software prepara alunos para a carreira de TI - Unisales

Fábrica de Software prepara alunos para a carreira de TI

Qual é a profissão do futuro? Querer definir uma carreira ou uma profissão como resposta a esta pergunta seria uma enorme pretensão. Isso porque há diversas demandas crescentes de trabalho no mundo, mas não há como negar que as áreas ligadas a Tecnologia da Informação estão em franco crescimento.

Muitos alunos querem ingressar na carreira de TI, mas não sabem por onde começar e o que devem fazer para encontrarem uma boa oportunidade após terminarem a graduação.

O professor de engenharia de software do UniSales, Cassio Reginato, disse que as principais características que um profissional deve ter são: conhecimento técnico, raciocínio lógico, proatividade, capacidade de trabalho em equipe e de comunicação.

Reginato coordena a Fábrica de Software, que reúne estudantes dos cursos da área de TI da instituição: Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia da Computação. Um espaço onde justamente essas características podem ser desenvolvidas. “Os profissionais de TI têm sido muito requisitados. O que se pede desses profissionais envolve um conjunto de conhecimentos e experiência que é muito difícil de ser trabalhado somente nas disciplinas do curso. Sendo assim, a Fábrica é importante para trazer os conhecimentos em tecnologias e métodos de desenvolvimento mais modernos e aderentes ao que o mercado tem como necessidade”, explica o professor.

Segundo ele, o objetivo da Fábrica é que os alunos sejam capacitados a desenvolver soluções de software. Essas soluções geralmente abordam problemas reais do ambiente acadêmico visando produzir melhoria dos processos nesse ambiente.

Entre as soluções em andamento estão:

Central de Estágio: Sistema servirá para otimizar as postagens de vagas de estágio feitas pela Central de Estágio da instituição. Dando mais flexibilidade e controle do conteúdo publicado.

Controle de Agendamento da Coordenação: Sistema voltado para alunos, professores, funcionários e público externo a fim de facilitar o agendamento de reuniões com os coordenadores de curso.

Portal para refugiados em solo brasileiro: Esse projeto é desenvolvido em parceria com alunos e professores do curso de Direito.