Católica de Vitória Centro Universitário Quais caminhos seguir após a conclusão do Ensino Médio? – Vestibular 2019
Blog da UCV

Quais caminhos seguir após a conclusão do Ensino Médio?

Chegar ao final do Ensino Médio é o momento mais esperado pelos alunos que vislumbram uma certa independência da rotina escolar e também por aqueles que já querem escolher uma carreira. Nesse período, o Enem ficou para trás e com ele toda aquela carga de estudos, a pressão por resultados, os sacrifícios.

Mas bate aquela dúvida: e agora? O que fazer da vida? Apesar de parecer que tudo terminou, na verdade está apenas começando! Agora aparecem uma série de possibilidades à frente, e o momento é de avaliar o que é mais viável para o futuro e o que combina as diversas perspectivas.

Orientadora Educacional do Salesiano Nossa Senhora da Vitória, Ana Patrícia de Moraes, destaca que existem fatores extremamente importantes para serem avaliados pelos alunos e seus pais, tais como: habilidades naturais, maturidade, mercado de trabalho, dentre outros. “Sempre orientamos sobre a necessidade do diálogo sincero e a presença familiar nesse momento tão delicado da vida do adolescente”, destaca.

Mas afinal, quais são as possibilidades? Veja o que destacamos:

Curso Superior:

Esse é o caminho mais seguido pela maioria, uma vez que quase todos fizeram a prova do Enem. Nesse momento, de acordo com a orientadora do Salesiano, os alunos precisam ter autoconhecimento para saberem quais são as habilidades naturais e que atividades são realmente prazerosas. É aí que entra a orientação vocacional. “Por isso buscamos, durante todo o ensino médio, realizar atividades que destaquem os pontos positivos dos alunos, porque eles precisam saber em quais matérias são mais habilidosos e no que sentem mais prazer”, disse.

Segundo ela, a presença familiar é muito importante porque os pais podem observar melhor e ajudar o jovem na definição da sua vocação. “O que percebemos é que muitos terminam o Ensino Médio ainda muito imaturos e indecisos. Por isso, dizemos aos pais que não haja cobrança, mas sim observação e diálogo franco e honesto sobre as diversas possibilidades” afirma.

Intercâmbio

Famílias com mais recurso optam por programas de intercâmbio para continuarem investindo na formação do jovem. Para Ana Patrícia essa é uma ótima opção para aqueles jovens que ainda estão inseguros e indecisos.  “ É uma experiência que vai ajudar a ganhar fluência em outra língua, além de expandir conhecimentos sobre o mundo. Com certeza é algo que vai cooperar com a escolha desse caminho”, afirma a profissional do Salesiano.

Mercado de Trabalho

Arrumar um trabalho também não é um bicho de sete cabeças. Inclusive, segundo ela, tem sido o caminho adotado por algumas famílias que têm negócios, empreendimentos, etc. “Pode ser uma boa opção para que o jovem saia da pressão de escolher um curso imediatamente, e adquira maturidade e autoconhecimento sobre sua vocação. A cabeça saindo um pouco pode ser excelente para trabalhar novamente o caminho da escolha profissional”, disse.

No entanto, é necessário ter em mente que, com apenas o Ensino Médio, as oportunidades de emprego são um pouco mais restritas. Por isso, é importante não deixar de lado o projeto de fazer um curso superior. É possível conciliar trabalho e estudo, mas é preciso uma boa dose de dedicação para fazer dar certo. ” Não acredito que seja obrigatório ingressar imediatamente na faculdade, talvez seja necessário um tempo maior para que haja clareza e segurança na escolha para que o jovem trilhe um caminho de sucesso”, afirma.

Categorias :