Educadora vive experiência de missão na Bolívia
22/08/2019 - Institucional

Estar nas periferias, levando a espiritualidade e acolhida aos mais necessitados é viver a experiência de ser uma “Igreja em saída”, como pregou o Papa Francisco. No mês de julho, nossa educadora Nataly Barraqui, coordenadora da Pastoral Universitária, realizou uma missão com seu esposo em Cochabamba, na Bolívia. Durante quinze dias foram anunciar o Evangelho aos trabalhadores do Mercado MunicipalLa Cancha, que se destaca pelo predomínio da mão de obra feminina e que muitas vezes estavam como seus filhos no aguayo, uma espécie de sling feito de tecidos com uma trama característica da região.

Nesse período, foram acolhidos na Casa do Noviciado pelos Irmãos Maristas. Com uma rotina intensa, os trabalhos começavam às 5h da manhã e finalizavam às 20h30, após uma celebração. As pessoas eram acolhidas com muita conversa, ato de escuta, leitura da bíblia, trocas de experiência e cultura.

A viagem missionária também contou com visitas às escolas, entre elas a Escola Marista Nuestra Señora del Pilar e a Escola Popular Dom Bosco, que retratava a essência Salesiana. Para a Nataly, experiências como essa fortalecem o encontro com Deus. “A Igreja tem a natureza a missionária e com ela a transformação promovida pela cultura do encontro. Por isso, o ato de ir ao encontro do outro nos enriquece e nos atrai a partir da Alegria do anúncio do Evangelho. Foram dias enriquecedores, cada movimento que vivemos manifestava o amor e bondade de Deus”.

“Ao final da missão, constatamos que o ato de ir ao encontro do outro se expressa pela vivência da cultura do povo, estando junto deles, comendo o que comem, vivendo a verdadeira comunhão”, ressaltou ainda.